Como separar páginas numeradas e não numeradas no Word

Separando páginas numeradas e não numeradas no Word 2007
Prof. Walter Moreira – Unesp/FFC/DCI – walter.moreira@marilia.unesp.br

Para que a numeração apareça apenas na parte textual do TCC (ou seja, a partir da Introdução) é preciso usar um recurso chamado “Quebra de seção”. Este recurso possibilita a divisão do documento em partes (seções), como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento.
Passo-a-passo
1. Abra o documento e clique no final da última linha que contém o Sumário.

2. Na aba Início, clique em Mostrar tudo, localizado no canto superior direito do bloco Parágrafo (Figura 1)

Figura 1 – Mostrar tudo

3. Na aba Layout da Página, clique em Quebras e, dentro de Quebra de Seção, clique em Próxima Página (Figura 2).

Figura 2 – Quebras

4. Após este processo, o final de sua página deve ficar como na Figura 3.

Figura 3 – Quebra de seção (próxima página)

5. Dê um clique duplo no cabeçalho da página seguinte à que contém a Quebra de Seção, no nosso caso, a página de Introdução. Observe as informações Cabeçalho-Seção2-, à esquerda, e Mesmo que seção anterior, à direita. Observe também que aparece acionada aba Design, com a função Vincular ao Anterior ativada (Figura 4).

Figura 4 – Cabeçalho de seção

6. O “segredo” está exatamente nesta opção. Em nosso caso queremos cabeçalhos diferentes nas duas seções, isto é, queremos número de página apenas na seção 2 (desvinculada da seção 1), por isso é preciso desabilitar a função Vincular ao Anterior.

7. Agora podemos inserir o número de página. Para isso clique na aba Inserir, selecione a opção Número de página, depois em Início da página e, se preferir, Números sem formatação (Figura 5).

Figura 5 – Inserir número de página

Pronto!

22 thoughts on “Como separar páginas numeradas e não numeradas no Word

  1. Boa tarde prof.º Walter, obrigada pela dica.
    Por favor continue nos dando dicas úteis como esta.
    Cida Bibliotecária FATEA

    • Oi, Cida,

      boa vontade (aquela mesma que já encheu outro lugar), eu tenho, tempo… tempo…. tempo… tempo…. este “senhor tão bonito quanto a cara do meu filho” (Velô) …. anda raro.

  2. “Velô” foi ótima.
    Vc poderia deixar o site que vc passou pro meu word ancião, para os que também não estão tão atualizados né mesmo?!
    uauahuaha

      • No meu computador a opção também não está habilitada mas não consigo fazer esta alteração, porque quando eu mudo um, muda todos

  3. Não consigo encontrar a opção vincular com anterior no meu word 2007,pois depois que faço a parte de quebra de seção quando eu vou colocar a numeração fica errado do meu jeito,começa a numerar na primeira pag…por favor me ajude ^^

  4. Nossa, muito obrigada! Eu sempre fazia meus trabalhos em dois documentos por não conseguir arrumar as páginas. Agora consegui! Obrigada!

    • Oi Adriane,
      Eu estava com o mesmo problema e descobri, graças ao tutorial do professor Walter, que existe uma diferença entre inserir a quebra pelo menu Inserir e pelo menu Layout da Página (neste a opção de Quebras está dentro da opção Configurar Página – o ícone é pequeno). Eu tentei inúmeras vezes pelo menu Inserir e não obtive êxito. Quando tentei pelo menu Layout da Página, consegui na primeira tentativa. Acredito que consegui porque pude escolher a opção da Quebras de Seção-Próxima Página. É importante ser a opção Próxima Página. Daí é só seguir o que o professor apresentou!
      Espero ter ajudado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>